Gestão de Projetos POISE

O período de programação comunitária Portugal 2020, iniciado em 2014, introduz o Programa Potencial Inclusão Social e Emprego (POISE) como um dos principais instrumentos de intervenção pública para a dinamização do emprego/formação, da promoção da inclusão social e do combate à exclusão.

A Companhia Própria, considerando apenas o último período de programação comunitária (QREN), geriu aprovações financiadas pelo Fundo Social Europeu (FSE) superiores a 70 milhões de euros, sendo por isso uma das principais entidades a operar neste mercado. Na sequência desta atividade desenvolvida e respetivas lições aprendidas, desenvolvemos uma framework de gestão de projetos de formação financiada, aplicável às operações POISE, que pode ser sintetizada da seguinte forma:

A necessidade de otimizar todo o valor potencial dos projetos POISE, implica que o acompanhamento destas operações seja assente em processos robustos de gestão (identificados na figura acima). Assim, os vários níveis técnicos do nosso serviço, bastante além de um mero trabalho administrativo ou da mera conformidade legal, irão garantir também:

  • A promoção de sinergias entre as operações financiadas e a estratégia dos seus promotores;
  • A definição clara de cada operação, das suas fases e tarefas a realizar;
  • A gestão qualificada da dimensão financeira da operação, dos seus riscos, compras e níveis de qualidade;
  • O design de conteúdos formativos alinhado com as prioridades do POISE e da entidade promotora;
  • A consistência da monitorização e avaliação ao longo da execução da operação;
  • Um modelo de comunicação eficiente com os stakeholders do projeto;
  • Um acompanhamento local periódico;
  • A partilha das responsabilidades associadas à titularidade da operação;
  • Um compromisso com a performance e com os resultados a atingir via a operação.

Importa referir que o Portugal 2020 inovou, face ao passado, ao focar-se na conformidade dos objetivos/resultados a atingir, via uma avaliação rigorosa destes, acompanhando o nível de exigência relativo à conformidade financeira/processual já existente. A framework exposta possibilita dar resposta a esta nova exigência, via o sistema de monitorização e avaliação que a integra.

Entre em contato connosco para conhecer detalhadamente todas as potencialidades do POISE e esta solução que lhe propomos.