Gestão de Projetos POCH

A Companhia Própria foi precursora na divulgação do POCH, antecipando-se às entidades oficiais, ao realizar mais de uma dezena de seminários, a partir de julho de 2014, respondendo dessa forma à falta de informação existente, por parte das entidades beneficiárias do setor da educação. Este envolvimento precoce com o POCH permitiu-nos um conhecimento profundo deste programa, que em conjunto com a experiência da nossa equipa de consultores, faz da Companhia Própria um parceiro de referência para a gestão destas operações.

Ao longo anterior período de programação comunitária anterior (QREN), trabalhamos com várias dezenas de agrupamentos escolares, centros de formação, CNO's atuais CQEP's), universidades e, também, com organismos centrais do Ministério da educação, permitindo-nos criar um framework de trabalho costumizada para o setor da Educação. As linhas orientadoras da nossa abordagem à gestão de projeto está sintetizada na figura abaixo (no caso das tipologias que envolvam formação de ativos da educação acresce um terceiro nível de design e gestão da formação):

A nossa abordagem, aplicável a todas as tipologias de intervenção do POCH, vai bastante além da mera conformidade legal e do trabalho administrativo inerente aos projetos financiados, permitindo também garantir:

  • A promoção de sinergias entre as operações com a estratégia dos promotores;
  • A definição clara de cada operação, das suas fases e tarefas a realizar;
  • Uma gestão qualificada da dimensão financeira/pedagógica da operação, dos seus riscos, compras e níveis de qualidade;
  • A monitorização e avaliação ao longo da execução da operação;
  • Um modelo de comunicação eficiente com os stakeholders do projeto;
  • Um acompanhamento local periódico;
  • A partilha das responsabilidades associadas à titularidade da operação;
  • Um compromisso com a performance e com os resultados a atingir via a operação.

Entre em contato connosco para conhecer detalhadamente todas as potencialidades do POCH e esta solução que lhe propomos.