Consultoria Contratação Pública

O novo regime de contratação pública, atendendo à sua complexidade e abrangência, implica a renovação de competências nesta área por parte dos ativos das empresas e organizações por forma a garantir o cumprimento dos requisitos legais e assegurar que os processos de contratação respondem às necessidades de cada organização.

O código dos contratos públicos estende o conceito de entidade adjudicante para além do sector público, aumentando cientificamente o número de entidades abrangidas pelo cumprimento dos requisitos enumerados no seu corpo normativo.

A Companhia Própria, reconhecendo as lacunas existentes nesta área, desenvolveu um serviço de consultoria, que abrange:

 

1 - Auditoria

2 - Apoio Contínuo nas Questões Procedimentais

  • Resposta célere às questões do dia-a-dia que surgem no âmbito dos procedimentos da contratação pública, quer sejam práticas ou jurídicas. Por telefone ou por e-mail, o apoio é prestado de forma dedicada e permanente, suprimindo a necessidade aumentar o quadro de pessoal afeto à entidade.
  • O apoio às entidades adjudicantes é prestado em todas as fases da contratação pública, desde a escolha do procedimento até á contratação e posterior gestão dos contratos, passando pela condução dos procedimentos.
  • O apoio às empresas fornecedoras pode ser prestado na análise de cadernos de encargos e consequente proposta, de forma a garantir a aptidão da mesma na análise feita pelo júri e a sua correta submissão eletrónica através das plataformas, que exigem acrescidos cuidados ao nível dos procedimentos.

3 - Apoio na Resolução de Contencioso

  • Apoio na resolução das reclamações dos fornecedores, tanto nas fases de esclarecimentos e erros e omissões quer na fase de adjudicação.
  • Elaboração de pareceres oficiosos para apoio ao decisor, com base jurídica.
  • Definição e implementação de medidas com vista a diminuir a probabilidade de contencioso, como a correta elaboração das peças procedimentais.

4 - Apoio ao Júri

  • Apoio na fase de análise e avaliação de propostas, de forma a fundamentar corretamente os relatórios preliminar e final.
  • Apoio na elaboração de matrizes de avaliação corretamente fundamentadas, nos casos de ajuste direto com mais de uma proposta onde não existe previamente um modelo de avaliação de propostas.
  • Apoio na resposta e esclarecimentos e erros e omissões.
  • Apoio na condução do procedimento até à adjudicação, de forma a garantir a total legalidade do procedimento.

5 - Elaboração de Peças Procedimentais

  • Elaboração de peças procedimentais, como o convite ou programa do procedimento.
  • Apoio e elaboração de cadernos de encargos tendo em vista contratos com determinadas especificidades.
  • Implementação de boas práticas de compras, com vista a uma maior eficiência e menor custo para a entidade.
  • Definição de métricas de avaliação para análise de propostas.

6 – Formação / Coaching

  • Formação / Coaching aos Ativos da organização:

                 Regime Geral da Contratação Pública;

                 Análise e Avaliação de Propostas;

                 O Júri e a respetiva harmonização com a Plataforma Eletrónica.

 

Entre em contacto connosco, se pretender mais informação, para que a nossa equipa de consultores lhe apresente, detalhadamente, as valências da nossa metodologia de trabalho e, principalmente, como poderá a sua organização melhorar a sua performance no domínio da contratação pública.